fbpx
Escolha uma Página

Cada vez mais os aplicativos fazem parte de nosso cotidiano. Quando temos algum problema como, converter moedas, buscar uma nova dieta, fazer um pagamento ou qualquer coisa para facilitar a nossa vida de alguma forma, basta pesquisarmos no Google para descobrirmos algum aplicativo Android ideal para solucionar a questão.

São mais de 1,4 milhão de aplicativos e jogos publicados na Google Play, a loja de aplicativos do Android, e esse numero cresce diariamente.

Afinal, quem são os responsáveis por publicar e desenvolver esses aplicativos e jogos?

Nesse post, vou te mostrar um pouco mais sobre algumas funções de um desenvolvedor Android e o que é necessário para se tornar um.

Então, continue lendo este artigo para aprender mais sobre essa profissão:

Domínio em Java

A linguagem de programação Java, é a base para o desenvolvimento de aplicativos para Android. Sendo assim, é muito importante que o desenvolvedor Android tenha domínio dessa linguagem, principalmente Orientação a Objetos, os tipos de dados e execuções assíncronas, pois todo esse conhecimento é levado para a plataforma Android.

Você pode começar agora dando uma olhada nesse mini tutorial em duas partes sobre a linguagem Java:

Conhecer a Plataforma Android

Além do conhecimento da linguagem Java, é importante que o desenvolvedor Android conheça as bibliotecas e o ecossistema da plataforma Android. Afinal, se os recursos não foram bem aproveitados, o aplicativo pode ter vários problemas.

Para evitar os problemas que podem ocorrer, existem varias bibliotecas de terceiros que ajudam o desenvolvedor Android na evolução do seu aplicativo, minimizando erros e melhorando o ganho de performance.

Diferentes Versões

Certamente, o desenvolvedor Android precisara criar aplicativos que funcionem em varias versões da plataforma. Para isso, há recursos que simulam as varias versões do Android, chamados de emuladores.

A função do emulador é ajudar o desenvolvedor a testar o aplicativo e ver se está funcionando corretamente em todas as versões necessárias. Afinal, ter um celular com cada versão do Android, é inviável.

Diferentes Tamanhos de Tela

Há outro teste fundamental que realizamos utilizando os emuladores, a simulação de diferentes tamanhos de telas e resoluções. Como o Android está presente em celulares e outros dispositivos de diversos modelos e marcas, utilizamos os emuladores para testar os aplicativos em situações de diferentes telas e resoluções. Isso evita que as telas e imagens do seu aplicativo fiquem distorcidas e/ou com  partes escondidas.

Realizar Testes

Todo desenvolvedor precisa realizar vários testes antes de disponibilizar qualquer software. Fazer testes é muito importante nessa profissão.

Quando falamos em desenvolvimento Android, a necessidade de testes é ainda maior devido as variações de ambiente que o aplicativo pode encontrar, como as varias versões de Android e os diferentes tamanhos de telas. Por essa razão existem varias técnicas como testes unitários, testes de integração e testes de interface. Essas técnicas testam seu aplicativo em vários emuladores com diferentes combinações de Versões X Resolução de Tela.

Outro ponto importante é a automatização dos testes, facilitando o trabalho e garantindo que todos os testes sejam realizados novamente, conforme surgem as novas versões do aplicativo.

Publicação

A publicação do aplicativo na Google Play, marca o fim de um ciclo de trabalho do desenvolvedor Android. Trata-se do momento em que estamos liberando o mesmo para a utilização do publico final.

Porém, esse também pode ser reconhecido como o começo de um novo ciclo, pois, através do feedback dos usuários, podemos melhorar e evoluir o aplicativo.

Manter-se Atualizado

Não são apenas os aplicativos que precisam estar atualizados. O desenvolvedor Android deve estar sempre comprometido em saber de novidades e tendências de design dos aplicativos. Afinal, a área mobile esta crescendo e evoluindo rapidamente, sempre apresentando e necessitando de novas tecnologias.

Conclusão

Essa foi uma breve explicação sobre o conhecimento necessário para um desenvolvedor Android. Espero ter despertado seu interesse pela plataforma e aguçado sua curiosidade como desenvolvedor.

Existem muito mais informações que quero compartilhar com vocês sobre o mundo do Android. Por isso, convido a todos para baixar meu ebook gratuito “Android Aprendiz”.

Nesse ebook, explico todos os passos que você deve seguir para criar seu primeiro aplicativo Android.

Se você já iniciou sua carreira como Desenvolvedor Android e está a procura de novas oportunidades, acesso o site do nosso parceiro Jooble e encontre milhares de vagas para projetos Android.

Obrigado e vejo vocês lá!

Leia também